86% dos brasileiros com acesso à internet assistem a vídeos

Sabemos que uma estratégia criativa de conteúdo com foco em vídeos tem tudo para dar certo.

Mas qual é o formato de vídeo que funciona de verdade?

Para escolher o formato de vídeo para o seu conteúdo, considere fatores relevantes, como a cultura, marca, plataforma, formato e influenciadores. Mas o que isso significa? A seguir, vamos explicar:

1º passo: Cultura
Analisar os elementos da cultura onde seu público alvo está inserido. Quais são os dados demográficos que você tem acesso? O que esse público gosta de assistir nas suas páginas? Quais outros conteúdos ele consome?

2º passo: Marca
Analisar a marca e a mensagem que ela passa. Por exemplo, se os esportes radicais são o foco da marca, é praticamente impossível falar também de sertanejo.

Essa análise da marca vai cruzar o posicionamento dela com os principais interesses do público.

3º passo: Plataforma
Entender em qual plataforma as características de marca e cultura fazem mais sentido. Atualmente, existem diversas plataformas de vídeo: YouTube, Facebook, Instagram, TikTok, Kwai, Twitch, e outras vão continuar se desenvolvendo.

 Apesar de ser possível ter uma ideia dos formatos de vídeos que podem aumentar o engajamento em cada mídia social, é melhor analisar qual se encaixa no seu objetivo, analisando tendências e público-alvo.

4º passo: Formato
Uma vez entendido sobre a cultura, marca e plataforma, é importante saber como envelopar esse conteúdo. Em outras palavras, como se apresentar para o público. Abaixo, estão algumas opções:

Trailer, Podcast, Live, Shorts/Reels, NewsReaction, Entrevistas, Highlights, Tour, Tutorial, Challenge, Vlog, entre outros.

5º passo: Influenciadores
Chegou o momento de definir quem são as pessoas que vão passar a mensagem da sua marca para o público. Além de examinar as métricas de sucesso, você precisa compreender se os conteúdos estão em sintonia com a sua marca.

Se não trabalha com influenciadores, é relevante pensar no personagem, ele conversa com o público? Seguindo todos esses passos, você terá conteúdos relevantes para o seu público!

Gostou do post ou ficou com alguma dúvida? Conta pra gente aqui nos comentários 🙂⬇️