Como se preparar para o Dia das Mães

Depois do Natal e da Black Friday, o Dia das Mães é a data mais importante para o comércio de produtos e serviços no Brasil. Pelo segundo ano consecutivo, a data ocorrerá durante a pandemia da covid-19. E, embora os dados do ano passado tenham desapontado muitas empresas, as campanhas pra 2021 devem melhorar as vendas neste ano.

No ano de 2020, tanto a Páscoa, quanto o Dia das Mães, foram as datas mais afetadas pela pandemia. Isso porque ambas ocorreram logo no começo da quarentena no Brasil e o consumidor estava com receio do que estava por vir. Agora, um ano depois, o movimento de vendas, principalmente online, traz uma perspectiva diferente e promissora. 

Este é o momento de iniciar os projetos e as ações comerciais e de marketing, para preparar o consumidor e aproveitar ao máximo essa data tão importante, que este ano será comemorada no dia 09/05.

Diferente da Páscoa, o Dia da Mães abrange o mercado de forma mais ampla, impactando diversos segmentos do comércio. Separamos algumas dicas para se destacar e ter sucesso nesta data!

  • Use a empatia e o sentimento

As campanhas de Dia das Mães são, de forma geral, mais emocionantes e tocantes. Em meio a pandemia, o foco tende a ser nas relações familiares durante este período, na esperança que a vacina traz para muitas pessoas e na esperança de um contato físico seguro em breve. 

Buscar a interação e a participação do consumidor nesse momento pode ser uma ótima estratégia. Peça fotos, histórias e lembranças familiares para incentivar o público a interagir com a sua marca.

  • Tenha diferentes opções de preço

O consumidor está recuperando sua confiança no mercado, mas alguns ainda tem receio em pagar um valor alto em certas situações. Um levantamento nacional, feito pela Boa Vista Serviços em 2020, mostrou que cerca de 82% dos entrevistados pretendiam gastar até R$ 100 no presente de Dia das Mães. Em 2019 este número era de 51%. 

A tendência é de melhora este ano, mas com os dados de 2020 já é possível colocar em prática algumas estratégias para não perder vendas. Uma delas é selecionar alguns produtos por faixa de preço, ou seja, oferecer opções para todos os bolsos.

Segundo a mesma pesquisa, o ticket médio dos presentes em 2020 foi de R$ 120. Portanto, oferecer opções a partir de R$ 100 reais já auxilia o cliente a escolher o presente que está dentro das suas possibilidades financeiras e facilita a conversão.

  • Descubra qual é o seu público-alvo

Ao entender com quem se está falando, as campanhas, promoções e estratégias se tornam mais assertivas. Sendo assim, é possível estudar quais as necessidades do seu público e de que forma você pode incentivá-lo a fechar a compra

É importante ver como seu consumidor se comporta, quais sites e redes ele acessa, quais programas ele assiste, quais rádios ele ouve, etc.

  • Ofereça brindes e descontos

Se a sua intenção é fazer com que o seu cliente gaste mais, oferecer um brinde nas compras a partir de determinado valor, pode ser um grande incentivo. Neste caso, oferecer um item útil para as mães do seu público alvo é uma boa estratégia.

Além disso, promoções no geral já chamam atenção. Kits exclusivos, cupons, frete grátis (no caso do e-commerce), entre outras opções já atraem olhares e poder ser decisivos na hora de fechar uma compra.

  • Abuse das redes e divulgação

Depois de entender o seu público alvo, é preciso pensar em como ele será atingido pela sua estratégia, seja ela uma promoção, um brinde ou uma campanha. Neste sentido as redes sociais são essenciais, pois é onde você consegue colocar conteúdos e informações de forma ilimitada e atingir um certo número de pessoas.

Outra sugestão, além da estruturação das redes, é buscar parcerias com veículos de comunicação que englobam o seu público alvo. O Grupo Massa hoje oferece soluções 360º para o seu negócio, utilizando o digital, a tv e a rádio e preparou um projeto especial pensado para alcançar ainda mais pessoas e obter um engajamento significativo para as marcas parceiras.

Neste ano, o Grupo Massa disponibiliza seus canais ON e OFF para homenagear e presentear 4 mamães com um presente especial. A ação será concretizada por meio de uma super promoção de engajamento com o público no programa Massa Dá de 10 da Massa FM, que vai ao ar às 10h e às 16h, de segunda a sexta. Os ouvintes mandarão fotos com suas mães para concorrer ao prêmio e quanto mais participarem, maiores serão as chances de ganhar.

Converse com um de nossos solucionadores de negócios e descubra como fazer parte dessa ação e usufruir do alcance dos canais do Grupo Massa!

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