Dia das Mães – Entenda os hábitos dos consumidores nessa data especial

O dia das Mães em 2024 será no dia 12 de Maio, como estão seus preparativos? 

Por ser uma das datas mais importantes para o comércio, a Opinion Box realizou uma pesquisa exclusiva para identificar quem irá comprar nessa data. Vamos descobrir? 

 A pesquisa mostrou quanto os consumidores vão gastar e quais setores do varejo ficarão mais movimentados no Dia das Mães. Leia nosso post para ficar por dentro de todos os insights para deixar sua marca ainda mais preparada para a data. 

 Os dados apresentados revelaram que 77% das pessoas pretendem presentear alguém no Dia das Mães, enquanto 8% ainda não têm conhecimento, o que indica uma grande parcela da população que pretende abrir o bolso. 

 Aqui estão mais informações importantes para sua marca agir com mais precisão. 

 As 5 categorias mais comentadas que as pessoas desejam presentear no Dia das Mães são: 

  • Moda e acessórios com 52%;
  • Beleza e cosméticos com 49%;
  • Casa e decoração com 22%;
  • Flores com 22%;
  • Jóias com 20%.

Em relação à média de consumo, a maioria das pessoas que desejam presentear no Dia das Mães deve gastar entre R$50 e R$200. Já no momento de pagar, a maioria dos consumidores escolherá o cartão de crédito, que será usado por 7 em cada 10 consumidores, enquanto a segunda opção é o PIX, com 24% dos compradores. 

 A pesquisa também revelou, 5 pontos que auxiliam na tomada de decisão final do consumidor na hora de adquirir um produto, veja a seguir:

  • Bons preços e promoções;
  • Ser uma loja ou marca que conheço;
  • Poder comprar online e retirar na loja física; 
  • Ter a garantia de qualidade dos produtos; 
  • Encontrar os mesmos produtos online e na loja física.

 Outro fator relevante é compreender o que leva os consumidores a desistirem antes de fechar uma compra. Pensando nisso, listamos 5 situações mais votadas que auxiliam na desistência: 

  • Avaliações negativas no site ou nas redes sociais;
  • Taxas de frete ruins;
  • Não confiar na loja ou site;
  • Prazos de entrega ruins;
  • Falta de opções de produto (numeração, tamanho, cor, modelo).

Após compreender os hábitos dos consumidores e as intenções de compra para o Dia das Mães, é hora de se preparar!

Aproveite para conhecer os formatos que podem aumentar as suas vendas nessa data, fale com nosso time comercial!

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Matérias relacionadas