Fique um passo à frente dos clientes e aumente suas vendas!
É importante compreender o comportamento do consumidor para que as marcas tomem decisões corretas e tenham sucesso nas vendas.
Entender as etapas do ciclo de compras mostra tudo o que um cliente passa até adquirir um produto ou serviço, desde o desenvolvimento de uma estratégia de marketing até a experiência do consumidor.
Mas o que é o ciclo de compras?
O ciclo de compras é o caminho que o cliente percorre até finalizar uma compra, começando quando ele percebe a sua dor e procura maneiras de resolver, o contato com a sua marca, a decisão de compra e o pós-venda.
O ciclo de compras do consumidor, também conhecido como funil de vendas, é composto por 5 etapas e é crucial compreender cada uma delas para poder criar boas estratégias de marketing. Veja abaixo cada um deles:
1- Reconhecimento do problema
O consumidor tem consciência de que precisa resolver um problema ou necessidade e precisa tomar uma atitude.
2- Pesquisa de informações
O consumidor já tem consciência do seu problema e começa a pesquisar sobre o produto ou serviço que precisa para escolher a melhor opção.
Avaliação das alternativas
Após coletar os dados necessários, o consumidor vai analisar as opções disponíveis e comparar os custos e benefícios de cada uma.
Decisão de compra
O consumidor decide comprar um produto ou serviço específico com base em suas dores e preferências.
De acordo com sua pesquisa e avaliação das alternativas, contrata a empresa que atende melhor às suas necessidades.
Comportamento pós-venda
O ciclo não se encerra após a compra.
O consumidor vai avaliar se está satisfeito com o produto ou serviço. Se estiver satisfeito, terá mais chances de voltar a comprar e recomendar a marca para amigos e parentes.
É importante investir em ações de pós-vendas para garantir que o cliente retorne.
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